Criança tem preguiça pra falar?

31 de agosto de 2022

Quem tem filhos e trabalha com crianças sabe que criança tem tudo menos preguiça! Criança tem uma bateria auto recarregável, parece que quanto mais se movimenta mais energia produz.

Então, eu te pergunto: criança saudável, feliz e com um mundo cheio de possibilidades para explorar combina com um termo tão pejorativo como “preguiçoso pra falar”? Acho que você mesmo já tem a resposta.

A fala é uma das habilidades que devemos ter como parâmetro. Se a criança está falando é porque ela está se desenvolvendo, aprendendo e com saúde, física e emocional.

Falar é um ato motor complexo e também uma função psicológica superior que depende da integração dos sistemas: neurológico, motor, auditivo e até o respiratório!

Credo, que complexo! Sim! Por isso, quando uma criança não está falando já imaginamos que pode haver alguma falha nesses sistemas ou no trabalho em equipe que eles desempenham.

Então, não é preguiça. E o que pode ser? Quais as causas para Atraso de Linguagem e outros desafios de Fala?

1 – Pode ser perda auditiva!

Existem perdas auditivas transitórias que acontecem associadas a quadros de alergias (as famosas “ites”) ou a obstrução de vias aéreas como a adenoide e a amigdala grandes demais!

A criança fica com a sensação de estar dentro de uma piscina, com ouvido tampado. Imagina aprender assim?

2 – Pode ser falta de qualidade de sono!

Criança com essas condições dormem mal e não memorizam novas palavras levando a uma diminuição de Q.I. verbal.

Agora, pelos poderes mágicos da paciência das Fadas! Agora você sabe que com certeza não é preguiça!

A criança não tem preguiça para se desenvolver, pelo contrário, se ela estiver enfrentando um desafio maior que as demais ela se sente desmotivada e deseja ajuda, não pejor.

Sabe o que acontece se você justificar o atraso responsabilizando a criança?

Ela acredita e tudo o que ela acredita sob essa emoção tornar-se-á sua realidade.

Ou seja, diga que ela é preguiçosa e ela se tornará, porque ela confia em você.

Então, como você deve agir e o que é considerado uma boa prática quando você percebe que seu filho não está conseguindo falar?

O primeiro passo é levar ao fonoaudiólogo para uma avaliação correta e logo fazer os exames auditivos e respiratórios, pois, a respiração pode estar influenciando sim essa aprendizagem. Se for isso, Ufa! É só arrumar a causa, intervir com profissional especializado e ir acompanhando.

Vejo vocês no próximo conteúdo! Um beijo!

Olá

Escolha uma das opções para atendimento: